BOLO DE CENOURA NO COPO

BOLO DE CENOURA NO COPO

Farta das mesmas sobremesas?

Trago-te um bolo de cenoura no copo que serve tanto de sobremesa como de snack e que vai surpreender os gulosos aí em casa.

No emagrecimento, os doces devem ser consumidos com equilíbrio e por isso esta opção é nutricionalmente interessante tanto do ponto de vista energético como de nutrientes. Agora no verão é uma ótima opção por ser algo fresco, doce e saciante.

 
Benefícios da cenoura:

A cenoura é uma excelente fonte de carotenoides, potássio, fibras e antioxidantes, os quais proporcionam diversos benefícios para a saúde.

👉🏼 É rica em fibras solúveis e insolúveis, como a pectina, celulosa, lignina e hemicelulose, que ajudam a combater a prisão de ventre porque aumentam o volume das fezes, além de diminuir o trânsito intestinal e ajudam a estimular a multiplicação das bactérias boas no intestino.

👉🏼 Por ser rica em antioxidantes, como a vitamina A e os polifenóis, a cenoura evita o dano celular provocado pelos radicais livres, prevenindo não só o envelhecimento precoce, mas também diminuindo o risco de cancro.

👉🏼 Consumir cenoura durante o verão pode ajudar a manter o bronzeado durante mais tempo, já que os betacarotenos e a luteína estimulam a pigmentação da pele, favorecendo o seu bronzeamento natural. Além disso, o beta-caroteno pode exercer um efeito protetor contra os raios UV, no entanto seu efeito depende da quantidade ingerida antes da exposição ao sol. 

👉🏼 A cenoura é rica em betacarotenos, que são substâncias precursoras da vitamina A. No caso das cenouras amarelas, que contém luteína, conseguem exercer uma ação protetora contra a degeneração macular e as cataratas.

👉🏼 Os betacarotenos presentes na cenoura protegem o organismo evitando o aparecimento de doenças cardiovasculares, pois inibe o processo de oxidação do colesterol LDL e modifica a sua absorção a nível intestinal devido ao seu alto teor de fibras.

 

Para 2 copos vais precisar de: 

Bolo:
👉🏼 80g de cenoura ralada.

👉🏼 45g de farinha de aveia.

👉🏼 1 ovo.

👉🏼 10g de nozes.

👉🏼 2g de fermento em pó

👉🏼 Canela qb

👉🏼 1 colher de sobremesa de agave 

 

Creme:

👉🏼 350g de iogurte grego ligeiro

👉🏼 1 colher de chá de essência de baunilha

👉🏼 50g de pudim proteico de chocolate

 

Preparação:

👉🏼 Para o bolo, tritura todos os ingredientes, exceto as nozes, até obteres uma mistura homogénea, sem grumos.

👉🏼 Passa a mistura para uma taça e adiciona as nozes partidas.

👉🏼 Depois de misturares, leva ao microondas a 750W durante 2 minutos, aproximadamente. 

👉🏼 Assim que estiver cozido desmancha o bolo com um garfo. 

👉🏼 Entretanto para fazeres o creme, mistura bem a baunilha com o iogurte.

👉🏼 Para montares a tarte intercala as camadas de bolo com o creme e põe no fim a camada de chocolate.

 

💡 Outras opções: podes substituir o iogurte grego ligeiro por skyr ou iogurte vegetal.
Além disso, podes substituir a essência de baunilha por iogurte proteico de baunilha ou proteína em pó com sabor a baunilha e misturar no iogurte natural.

 

Experimenta este bolo de cenoura e partilha comigo a tua recriação!

Fico à espera das vossas partilhas ☺️,

C. 

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