4 Desafios no Emagrecimento

Lifestyle4 Desafios no Emagrecimento

4 Desafios no Emagrecimento

Que o emagrecimento não é tarefa fácil já todos nós sabemos, sobretudo quando estamos a falar de casos de obesidade. Existem muitas variáveis que podem interferir no processo e hoje queria falar de algumas delas. 

Em primeiro lugar vamos falar da (DES)INFORMAÇÃO 

Nunca houve tanta informação sobre Alimentação e Nutrição como há agora. Todos os dias estamos expostos a milhares de conteúdos diferentes, muitos deles com informações contraditórias, quer seja nas redes sociais, nos media e até mesmo dos próprios profissionais de saúde. Mas lembrem-se de uma coisa! Informação não é o mesmo que educação, e a verdade é que nem toda a informação é correcta ou tem evidência científica. 

Infelizmente, a Internet não é regulada, pelo que não há forma de conseguirmos filtrar aquilo que as pessoas vêm. Por outro lado, existe sempre a prima, a tia ou até mesmo o Personal Trainer (atenção caros colegas que não quero de todo menosprezar a vossa área tão importante, mas a verdade é que vocês não estão habilitados a fazer aconselhamento alimentar por nenhuma entidade reguladora da profissão) que dá a sua opinião. Toda a gente pensa que sabe um bocadinho de alimentação e nutrição, pelo que muitas vezes a população acaba por adquirir ideias pré-concebidas e erradas sobre a forma como se devem alimentar. 

Alguns exemplos: 

– A fruta engorda

– Não posso comer Hidratos de Carbono à noite

– Água com limão emagrece

– Não posso comer pão

Entre muitas outras barbaridades que oiço diariamente em consulta. E, de onde é que vem estas ideias pré-concebidas? Lá está..da desinformação ou até mesmo excesso de informação existente, pouco clara e normalmente apresentada sob fórmulas ou receitas milagrosas aliciantes para a pessoa que no desespero de querer emagrecer acaba por “comprar”. E assim se vão propagando os mitos alimentares e o problema principal, continua por resolver. A Educação Nutricional é uma das bases para que a mudança de hábitos comece a acontecer, e cabe-nos a nós, Nutricionistas, enquanto profissionais de saúde qualificados, ensinar a nossa população sobre hábitos alimentares saudáveis, passando a informação de forma simples e clara com o objetivo de aumentar a literacia da população neste âmbito, e sempre respeitando a individualidade de cada um. 

No entanto, a Educação Nutricional por si só não é suficiente. Porquê? Porque nós até podemos ter conhecimento de causa e não o aplicar, por variadíssimas razões. 

E aqui entra então o segundo grande desafio num processo de emagrecimento que é o AMBIENTE ENVOLVENTE

Então, para conseguirmos mudar hábitos, temos de mudar comportamentos! E de nada nos serve termos conhecimento se efectivamente continuarmos a ter os mesmos comportamentos de sempre. Se o nosso ambiente/contexto não nos permitir colocar em prática o conhecimento que nós temos, muito dificilmente iremos conseguir chegar a bom porto. Este é sem dúvida alguma um dos maiores desafios do emagrecimento, visto que o ambiente que nos rodeia influencia fortemente as nossas escolhas. E desenvolver ambientes que promovam a saúde não é fácil. É super importante sensibilizarmos as pessoas que estão à nossa volta aquilo que estamos a passar de forma a que elas possam dar o seu contributo de forma positiva. 

Alguns exemplos:

Falar com os nossos amigos mais próximos, explicar-lhes que queremos iniciar um processo de emagrecimento e pedir a sua colaboração nesse sentido. Explicar as nossas razões para querer emagrecer (e.g. saúde, razões estéticas, aumento de auto-estima, etc.) Por exemplo, se forem jantar fora, optarem todos por refeições mais saudáveis, de forma a que a pessoa que está a passar pelo processo se sinta mais incluída e acolhida. 

Em casa, sensibilizar os nossos familiares de forma a não ter disponíveis tantos alimentos que possam ser uma tentação. Eu sei que isto pode gerar algumas hostilidades, e por vezes as pessoas que nos são mais próximas são as primeiras a fazer comentários e a apontar-nos o dedo, mas a verdade é que elas não sentem por nós, e cabe-nos a nós explicarmos que esse tipo de comentários nos magoam. A forma melhor de influenciarmos as pessoas que nos são mais próximas é pelo exemplo que vamos dando, portanto é importante tentarmos manter-nos fiéis ao compromisso que estabelecemos e as pessoas acabarão por aceitar e as vezes até surpreender-nos. 

A GESTÃO DAS EMOÇÕES é outro dos grandes desafios do emagrecimento. A verdade é que a ansiedade, depressão e comportamentos alimentares compulsivos estão muito associados ao excesso de peso e à obesidade, sobretudo em mulheres. É fundamental que as pessoas entendam que o trabalho em equipa multidisciplinar num processo de emagrecimento assume uma extrema importância. Nós Nutricionistas, não somos Psicólogos, e não nos serve de nada batalharmos pelo cumprimento de um plano alimentar se a pessoa continuar a comer as suas emoções. Assim sendo, recomendo vivamente que nestes casos específicos exista uma intervenção psicoterapêutica de forma a aumentar não só a adesão ao plano alimentar, como também a dotar a pessoa de estratégias e ferramentas que lhe permitam aprender a lidar com as suas emoções sem recorrer à comida. 

E por último, mas não menos importante a CONSISTÊNCIA! Pois é, quando falamos em Consistência estamos a falar na repetição, repetição, repetição do comportamento até que ele se torne um hábito! E como hábitos não se criam de um dia para o outro, nós precisamos ser consistentes durante muitos dias para conseguirmos lá chegar! E é aqui, que muitas pessoas também desistem! E porquê? Porque querem resultados para ontem, e de preferência sem esforço! E isso não existe! Pelo menos na Nutrição não. Na Medicina Estética sim! 🙂  Se quisermos recorrer ao caminho mais fácil e tivermos essa possibilidade, óptimo, mas não se esqueçam que manter resultados envolve também a mudança de mentalidade! Se não houver mudança de mentalidade, mais cedo ou mais tarde voltaremos ao mesmo! Portanto, a consistência é a chave de tudo! E mesmo quando as coisas não correm tão bem, porque é NORMAL, e porque não temos de ser perfeitos em tudo TODOS OS DIAS, lembrar-nos que para conseguirmos atingir o nosso objetivo temos de continuar o caminho, independentemente das pedras que apareçam pelo meio!

Espero que este artigo vos tenha ajudado a pelo menos refletirem sobre o assunto, e que caso queiram aprender mais sobre como podem começar uma jornada de emagrecimento de sucesso, vou ter a IMERSÃO RESTART já nos dias 9, 10 e 11 de Janeiro, com 3 aulas gratuitas com muitas dicas e estratégias para começares. 

Podes-te inscrever aqui

Um grande beijinho, 

C. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

d

Welcome to Reina

Step into a true oasis of digital beauty we devised for your new beauty center, resort or spa website.

Monday to Friday
09:00 – 20:00 hrs
Saturday
09:00 – 18:00 hrs
Sunday
09:00 – 18:00 hrs